O que Faz Uma Psicanalista?
- zenaidecriado
- 10 de fev.
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de abr.

A Psicanálise é uma abordagem terapêutica que atua através do discurso, da fala do paciente, e o psicanalista por sua vez tem uma atenção flutuante, ou seja, escuta o que o paciente diz, mas está atento também ao que não é dito, mas está implicito na sua fala, isto é, procura entrar em contato com os conteúdos inconscientes.
Apesar dos conteúdos do inconsciente estarem censurados, ele podem manifestar-se através dos sonhos (exemplos são quando nos assustamos com o conteúdo dele); das trocas de palavras (durante a própria análise nos supreendemos com nossas trocas, queria dizer algo e disse outra coisa inesperada); dos atos falhos e, na associação livre, que é a fala do paciente sem censura e sem preocupação com a coerência, o que permite acessar as origens de muitos padrões e conflitos.
Isto é importante, porque o inconsciente influencia nossas ações, pensamentos, emoções. Desde pequeno criamos formas, padrões de como lidar com os conflitos, com os desafios da vida, mas muitas vezes estas mesmas repetições trazem muito sofrimento e mesmo desejosos de altera-los não conseguimos.
Neste momento a psicanálise pode ser um grande aliado promovendo uma compreensão sobre as forças que nos influenciam, uma nova perpectiva sobre si mesmo e sobre o mundo.

